Livro || A Rapariga Que Roubava Livros

11:00

   A melhor maneira de começar as férias é, sem dúvida, com um bom livro. Neste caso refiro-me a este bem conhecido que me prendeu nos últimos dias. É ele o protagonista do post de hoje!


   Arrancou-me da realidade mal o comecei e, daí em diante, nunca deixou de me surpreender. A narradora do livro - a Morte - consegue ter a maior delicadeza e leveza quando fala sobre as fatalidades com que se depara, sobretudo num período tão caótico como a 2ª Guerra Mundial. As personagens são delineadas com simplicidade e as relações que estabelecem são puras.
   Liesel, a protagonista, é uma menina que vê morrer o irmão bem perto de si e é levada para uma nova família, numa casa onde os gastos são contabilizados e a sopa é de ervilha. A mãe é rezingona mas o pai, oh, o pai!, torna-se o seu fiel companheiro. Ao seu lado vive Rudy, um menino que se encanta de imediato por ela e se torna no seu melhor amigo e companheiro de aventuras.
   Liesel não sabe ler, mas o fascínio por livros leva-a a ser incapaz de lhes resistir. Com a paciência e bondade do pai, lêem diariamente após os pesadelos da menina, até que ela se torne insaciável.
   Tudo parece harmonioso, mas relembro que temos a guerra como pano de fundo e, como não podia deixar de ser, ela causa as maiores reviravoltas e obriga-nos a ficar de coração apertado à medida que nos apercebemos do que vem a seguir. Há ainda um acordeão, um judeu, uma biblioteca e a importância das caves na rua com nome de céu.

Autor: Markus Zusak
Páginas: 462

   Não me contentei com o livro e, poucas horas depois de o terminar, coloquei o play no filme e lá estava eu, mais uma vez de coração apertado. Apesar de não ser 100% fiel ao livro - o que seria, de facto, quase impossível dados os imensos detalhes que ele nos proporciona -, o filme consegue transmitir um retrato leal ao que acontece a Liesel. Assim, para quem ache o volume do livro assustador, o filme (de cerca de 2h) pode ser uma boa alternativa.

   Quanto a vocês, já conhecem alguma das versões? Se sim, digam-me, também verteram aquela lágrima bem chorosa?





• • •
Podes acompanhar-me também aqui:

You Might Also Like

6 comentários

  1. já vi o filme imensas vezes, no entanto, nunca li o livro.. mas quero muito :)

    Freedom Girl // Instagram

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não conheço, mas vou conhecer em breve :)
    Beijinho

    ❤ A preto e rosa

    ResponderEliminar
  3. Tenho ouvido maravilhas do filme, mas ainda mais do livro! Tenho mesmo de ler!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Vi o filme e li o livro. Sem sombra de dúvidas que o livro é melhor e é um dos meus favoritos. Simplesmente maravilhoso!

    ResponderEliminar
  5. Já vi o filme e adorei mas o livro nunca li!! Beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
  6. Tenho mesmo que o ler! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥